Do fortalecimento do produtor local, às análises de tendências mundiais, passando pelas técnicas de plantio, turismo, tratos mercadológicos e burocráticos; o mundo dos vinhos esteve em ênfase nos últimos dias 29 e 30 de novembro, em Jundiaí, durante o II Encontro Técnico de Viticultura e Enologia da Região Sudeste.
O evento, organizado pela EnoConexão e pelo Polo Turístico do Circuito das Frutas, contou com o apoio da Adega Beraldo di Cale, sede atual do encontro anual. A programação – de ambos os dias – foi gratuita e aberta para todos os públicos, mas mobilizou, principalmente, os produtores, entusiastas e visitantes da nossa região.
Aqui, na Beraldo di Cale, estamos muito satisfeitos em participar de ações como essa, afinal, apoiamos o crescimento turístico da nossa região, e todas as atividades que fortaleçam a visibilidade e o Mercado das uvas e dos nossos preciosos produtos. Agradecemos a presença de todos que passaram por aqui e que venham muitos mais eventos em 2020!
Ah, lembrando que a entrada, para o II Encontro Técnico de Viticultura e Enologia da Região Sudeste, foi oferecida gratuitamente, mas o patrocínio da ação é assinado pela Campo Limpo Seguros, Sindicato Rural de Jundiaí, Sicredi e IBIS Budget e Adágio Jundiaí, além dos também apoiadores: Instituto Federal de: São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e Embrapa Uva e Vinho.
Veja como foi a Programação de 2019:
29/11/ 2019
Abertura do Evento às 13h.
Palestra às 13h15: Sistemas de Condução da Videira e Suas Particularidades, com Leonardo Cury da Silva do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves.
Palestra às 14h45: “Vitivinicultura de Qualidade para o Sudeste Brasileiro: Colheita de Inverno”, com Agrônomo e Enólogo Cristian Sepúlveda da Vinícola Terra Nossa.
Mesa Redonda às 15h30: “Vitivinicultura no Polo do Circuito das Frutas: realidade, possibilidades e novos caminhos”, com os mediadores José Luiz Hernandes do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) Centro de Frutas, Fábio Laner Lenk do Instituto Federal de São Paulo – Campus São Roque e Adriana Renata Verdi do Instituto de Economia Agrícola.
Palestra às 17h00: Podridão da uva madura e outras doenças de final de ciclo com Lucas da Ressurreição Garrido da Embrapa Uva e Vinho.
Encerramento às 18h00.
30/11/2019
Abertura do Evento às 10h
Abertura Espaços dos Expositores: Networking, exposições e Informações Gerais
Palestra às 13h00 “Vinhos Naturais – a bola da vez”, com Didú Russo.
Palestra às 13h45: Agroindústria de transformação da uva e do vinho: agregação de valor ao produtor rural, com Mariana Vasconcellos Dullius do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Urupema.
Palestra às 14h45: A influência do enólogo na elaboração dos vinhos, com Celito Crivelaro Guerra da Embrapa Uva e Vinho
Palestra às 16h: “Rolhas: qualidades e influências no vinho”, com Avelino Zanetti Filho da RCork Brasil
Encerramento com sorteio de brindes e produtos às 17h.
Olá, isso é um comentário.
Para começar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela de Comentários no painel.
Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.