*
A Beraldo di Cale esteve presente no 4º Encontro Enoconexão, coorganizado pelo Polo Turístico Circuito das Frutas apresentando o nosso tradicional espumante de Niagara! O evento, apresentado de forma híbrida, cont0u com palestras presenciais e ações remotas para oferecer, gratuitamente, informações técnicas, aulas, e atualizações sobre os setores referidos. O 4º Encontro ocorreu entre 22/11 e 25/11 de 2021, em períodos vespertino e noturno. Os módulos presenciais e visitas guiadas foram realizadas no Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, da cidade de Jundiaí. Todas as atividades principais foram veiculadas através da plataforma YouTube da Enoconexão. Dados do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), publicados em 2021, apontaram que a produção nacional de uva chega a 1.446 milhão de toneladas anuais, destinadas ao mercado de frutas de mesa e de produção de vinho.
*
De acordo com a organização do evento a realização cumpriu com os protocolos sanitários de combate ao novo Coronavírus, estabelecido pelo Plano São Paulo e as programações completas, realizadas entre 14h e 22h, e Edição anual se deu de forma híbrida, através de palestras gravadas e retransmitidas, visitações em campo, além de conferentes presenciais.
*
O Encontro é tradicionalmente conhecido, em Jundiaí e região de São Paulo, por oferecer informações a entusiastas e produtores, conteúdos técnicos e acadêmicos, além de dados primordiais às áreas de Enologia e Viticultura.
*
Nesta nova edição, patrocinada pela Amazon Group, HCC Energia Solar, Pixlabel Rótulos e Embalagens, Capivari Madeira, Adega e Restaurante Beraldo di Cale e Sicoob Cooplivre (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil), haverão degustações guiadas, oferecidas a partir da adesão de convites limitados (consulte as possibilidades no site oficial).
*
Entre os temas de destaque do ano estiveram: as abordagens sobre Variedades Resistentes, explanada pela PhD Asia Khafizova, (Grape Breeding -Vivai Cooperativi Rauscedo), as nuances do novo cenário da Vitivinicultura Paulista, pelo pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas – Centro de Frutas (IAC), José Luiz Hernandes, além das características e possibilidades para a gestão de vinhedos sustentáveis, pontuadas pelo engenheiro agrônomo, mestre em Produção Vegetal e doutor em Fitotecnia, Leonardo Cury. Características e vinificação de variedades híbridas também estarão na pauta, apresentadas por Celito Crivelaro Guerra e Giuliano Elias Pereira, da Embrapa Uva e Vinho.
*
A edição de 2021 trouxe, ainda, abordagens socioculturais do Enoturismo brasileiro a partir do olhar arquitetônico de Vanja Hertecet, do Turismo Receptivo apresentado pela consultora de Estratégia e Mercado, Juliana Haddad, e do Branding (Gestão de Marcas e Identidades), pelo professor e Produtor de Eventos, Paulo Vitor Targa.
*
Outro destaque está para a enóloga, pesquisadora, mestre em Tecnologia dos Alimentos (ênfase em maceração e composição fenólica) e doutora em ciências e tecnologia dos alimentos (ênfase em aromas e composição fenólica) Marite Carlin Dal’Osto, que abordará os processos produtivos e a avaliação da qualidade de vinhos produzidos pelo Circuito das Frutas.
*
Sobre o Encontro Técnico de Viticultura e Enologia da Enoconexão
*
O 4º Encontro Enoconexão provém da idealizado do Encontro Técnico de Viticultura e Enologia da Região Sudeste, criado em 2018, com o objetivo de se tornar um instrumento sociocultural de promoção de informações técnicas e gratuitas de produção, manejo e vinificação a entusiastas da sociedade, representantes e profissionais da Enologia e da Viticultura.
*
O projeto surgiu a partir de uma significativa necessidade de resgate cultural da vitivinicultura, primeiramente percebida em Jundiaí, cidade localizada no interior de São Paulo, e posteriormente ampliada para muitas outras regiões do Estado de São Paulo, como as demais cidades do Circuito das Frutas e as regiões de Jales, São Roque e São Miguel Arcanjo.
*
Nas edições anteriores, o evento alcançou participantes de diversas regiões do Brasil e conseguiu promover, disseminar e compartilhar informações técnicas a respeito do plantio e cultura da uva e da produção de vinhos, além de criar e solidificar uma identidade cultural para o interior paulista. Ao longo dos anos, o Encontro Técnico de Viticultura e Enologia da Região Sudeste impactou mais de 50 mil membros da sociedade –tanto no remoto, quanto no presencial, contando com o apoio do Polo Turístico do Circuito das Frutas, importante instrumento do agronegócio, turismo e cultura que reúne os municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. O evento apresenta perfil técnico e sociocultural, ao ofertar informações e dialéticas comportamentais para públicos interessados nos setores de Viticultura, Enologia e Enoturístico estadual e nacional.
*
A edição de 2020 foi organizada, pela Enoconexão, também em parceria com o Polo Turístico Circuito das Frutas de São Paulo, pelo segundo ano consecutivo e, por questões pandêmicas,, ocorreu de forma totalmente digital. O III Encontro contabilizou audiência máxima de 23.000 views no Canal (entre 11/11 e 04/12) com tempo médio de permanência dos públicos alvos e segmentados, durante as apresentações, de 45 minutos.
*
Quem faz a Enoconexão
*
A Enoconexão surgiu em Jundiaí, São Paulo, há cerca de cinco anos, a partir da demanda de amigos, representantes da Enologia e Viticultura e clientes, que necessitavam das aquisições de matérias-primas confiáveis e informações técnicas, além de dinâmicas plausíveis à elaboração cotidiana de vinhos de qualidade em pequena e média escala.
*
A Enoconexão está sob a direção de Rafael Alex Vicchini, Engenheiro de Alimentos, que atuou na indústria de sucos e polpas de frutas durante seis anos, como responsável técnico e gerente do setor de qualidade e acompanhou safras de produção de vinhos no Chile, em 2008. Vicchini permanece na área de vinhos e bebidas, há 13 anos e tornou-se responsável técnico pela Cooperativa AVA, cooperativa dos produtores de uva e vinho de Jundiaí. Como proprietário-diretor da EnoConexão, viabiliza o fornecimento de matéria-prima, insumos, consultorias e treinamentos para elaboração de vinhos. Ao lado de Vicchini está a enóloga Ariana Sgarioni, formada, em 2016, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul –Campus Bento Gonçalves. Atualmente à frente da Adega Beraldo di Cale (Jundiaí –SP) como enóloga responsável pela parte produtiva da empresa e implantação de novas técnicas de produção que garantem qualidade e diferenciação dos produtos no Mercado.
*
Ariana exerce, na EnoConexão, as oficinas de vinificação e elaboração de espumantes e consultora na área vitivinícola e já assumiu a presidência da Câmara Técnica Setorial da Uva e do Vinho do Estado de São Paulo.
*